Você já sabe o que vai ser quando crescer??
Essa pergunta nos persegue, desde a infância, passa pela adolescência e finalmente, quando chega a hora de decidir o que queremos ser, pasmem, continuamos na dúvida.
É assim para muitos, mas não para mim!! Desde sempre soube que o queria: trabalhar com informática! Mesmo que naquela época nem existisse a tal da Internet, mesmo que nem computador tivesse em casa. É amigo, essa já foi nossa realidade.
Bom, mas não estou aqui para falar de dinossauros, e sim para falar sobre como cheguei a Gerente de Projetos.
Mas Léo, por que você falou então de faculdade, de saber o que quer ser quando crescer?
[quotes]Porque é aí que a história começa![/quotes]
Eu sempre quis trabalhar com Informática, então decidi prestar vestibular para Ciências da Computação, mesmo não sabendo o que se aprendia nesse curso. Era a minha primeira opção, a segunda era Engenharia da Computação e a terceira Biologia (?!?!?!). Viu como eu tinha certeza do que queria!
Ainda bem que passei na minha primeira opção, não consigo me imaginar como um Biólogo.
Começamos na faculdade, era tudo lindo, aula, bar, festas, baladas. Mas saí ileso e sobrevivi até o final, sem pegar nenhuma DP! Ufa.
O começo…
Sempre aparecia no quadro de avisos da faculdade (isso ainda existe hoje??), notícias sobre programas de estágio e de trainee, nunca me dei bem com eles, mas consegui finalmente, no último ano, entrar para uma conceituada empresa de consultoria, onde comecei a ter meus primeiros contatos com
Projetos, afinal uma consultoria vive de projeto. A melhor forma de começar em projetos é, acreditem, participar de projetos, como assistente, trainee, ou como é que chamem o primeiro cargo de alguém em um projeto.
Por coincidência, ou destino, sei lá! O meu primeiro projeto foi um projeto de Escritório de Projetos, para implementação de um ERP. Nesse tempo aprendi toda a base da minha carreira em Projetos. Aprendi como usar MS Project, mesmo que fosse a versão 99! Aprendi várias funções do Excel, naquela época achava que o Excel só fazia somatórias. Aprendi como gerenciar cronogramas, controlar recursos e muitas outras coisas.
Depois desse projeto as coisas não foram muito legais, apesar de participar de projetos em vários segmentos, nenhum deles o foco era consultoria em Gerenciamento de Projetos, e sim auditorias, que era o carro chefe da empresa.
Fiquei 2 anos ainda, e então saí para trabalhar em uma empresa da minha família, onde fiquei por mais 5 anos. Embora não tivesse nada a ver com a carreira, aprendi muito sobre como funciona uma empresa no seu dia a dia, desde a contração de funcionários, passando pela gestão financeira, impostos e todas as burocracias desse mundo.
Mas aí resolvi que não era isso que queria da vida, queria voltar ao mundo dos projetos, mesmo que não fosse como Gerente ainda, então fui atrás, acabei sendo contratado por uma concorrente daquela empresa que me contratou primeiro. Mas aí o foco era outro, era só consultoria em Gerenciamento de Projetos.
A certificação…
Nessa época comecei a ter mais contato com as boas práticas do PMI (Project Management Institute), e também comecei a estudar o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), por conta própria, e coloquei uma meta para obter a certificação PMP (Project Management Professional).
Passaram-se mais dois anos e então fui para minha última empresa (concorrente das outras duas!), onde aí sim comecei a liderar equipes e desenvolver o que faltava para ser um bom GP, as competência interpessoais.
Resolvi que não poderia mais esperar para ter o meu PMP e então comprei os cursos necessários e estudei os livros, fiz simulados. Fiz a prova em Junho de 2013 e passei, sem grandes problemas, graças a experiência adquirida, a vivência em projetos e claro aos estudos.
Quer ler outras histórias de como Gerentes de Projeto iniciaram suas carreiras? Deixe seu e-mail abaixo:
Quer Ficar Sempre Atualizado?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Link permanente
Boa Tarde!
Interessante a trajetória, agora fica mais dificil quando você não tem como ingressar na área devido, na atualidade faço um MBA voltado para GP mas não tenho oportunidade de aplicar na empresa até mesmo somente para obter experiência, então busco no mercado uma oportunidade porém todas as vagas que vejo os requisitos pedem experiência, sendo assim já não sei como ingressar no mundo GP.
Link permanente
Leonardo, estamos preparando um ebook com dicas de como iniciar sua carreira em Gerenciamento de Projetos.
Você já está no caminho certo, fazendo um MBA na área, certamente vai aprender muito, eu também fiz e isso agregou muito conhecimento e valor.
Uma dica que eu acredito ser muito valiosa é se associar ao PMI e a um capítulo brasileiro. Aproveite agora que você é estudante e terá desconto nas associações.
Você terá acesso às publicações, como ao PMBOK, desconto em eventos, e o mais importante para você que está iniciando: oportunidade de VOLUNTARIADO.
Aguarde nosso ebook e acompanhe nossas publicações, nossa missão é justamente esta: TRAZER CONTEÚDO para ajudar na sua carreira de GP.
Link permanente
Boa noite, estava pesquisando sobre certificação PMP e vi que um dos requisitos é ser bacharelado em alguma área de TI, estou terminando agora minha faculdade de Tecnologia em Sistemas de Informação(3 anos tecnólogo) . Se eu fizer uma pós em Gestão de Projetos ,posso tirar a PMP, ou terei que fazer algum curso bacharelado em TI?
Link permanente
Olá Clevsson, tudo bem? Para obter a certificação PMP você precisa ter alguma faculdade com no mínimo 4 anos de duração, mas não necessariamente em TI, pode ser em qualquer área. Se você não tem formação, você precisa comprovar mais horas em atividades de gerenciamento de projetos (7500) e 5 anos de experiência. Se não atende aos requisitos, considere a certificação CAPM.